Edição: 20/11/2019
Ciclista na Cidade
Publicado em //

4 direitos e deveres de todo ciclista

Ultimamente, com o alto o preço da gasolina, pessoas do Brasil inteiro estão optando por outras formas de transporte. Alguns optam pelo metrô, alguns pelo ônibus e outros ficam com a bicicleta. Seja para ir ao trabalho, ou dar um pulo na padaria, a bicicleta faz parte da vida de ciclistas do Brasil, e, do […]

Ultimamente, com o alto o preço da gasolina, pessoas do Brasil inteiro estão optando por outras formas de transporte. Alguns optam pelo metrô, alguns pelo ônibus e outros ficam com a bicicleta. Seja para ir ao trabalho, ou dar um pulo na padaria, a bicicleta faz parte da vida de ciclistas do Brasil, e, do mundo inteiro.

Mas, você sabe dizer quais são os direitos e deveres que um ciclista tem nas ruas?

4 direitos de todo Ciclista (território nacional)

Ciclista na Cidade

1#: Preferência de passagem

Assim como acontece com os pedestres, o carro deve dar a preferencia ao ciclista quando o mesmo estiver realizando uma travessia. A regra também é válida mesmo que o sinal esteja verde (e você já esteja no mínimo no meio da faixa) para os veículos automotores.

2#: Circulação

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (art. 58), a circulação de bicicletas deverá ocorrer em ciclovias, ciclofaixas ou acostamento. Caso esses locais não estejam acessíveis ou não existam, a circulação deverá ocorrer por meio dos bordos da pista de rolamento.
Lembrando que o sentido de circulação é sempre o mesmo da via.

3#: Distância

Quando um ciclista circula pelas vias junto com veículos automotores, os mesmos devem manter a distância de 1,5 metros. Contudo, muito cuidado. Nas grandes cidades, alguns motoristas não conhecem tão bem as leis dos ciclistas e acabam ignorando qualquer espaço possível. Por isso, todo cuidado é pouco.

4#: Ultrapassagem e Comportamento do motorista

Qualquer veículo automotor que realizar a ultrapassagem por um ciclista, deverá, obrigatoriamente reduzir a velocidade. Assim como seu comportamento, que não deve ser agressivo ou incisivo, ou seja, fechadas e ameaças são atitudes que infringem a lei.

4 Deveres de todo Ciclista

criança na ciclovia

Foto: Clélio Tomaz

1#: Equipamentos obrigatórios

Sim, todo ciclista deve utilizar os equipamentos obrigatórios por questão de segurança. Nessa categoria se encontram: campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.

2#: Calçada é lugar de pedestre

Foi dito logo à cima que a circulação de bicicletas deve ocorrer em ciclovias, ciclofaixas ou acostamento, por isso, nada de transitar pela calçada. Calçada é lugar de pedestre e só é liberado para bicicletas em casos especiais, junto a um agente de trânsito.

3#: Nada de manobras perigosas

Malabarismo, equilibrar-se em uma roda e segurar no guidom com uma mão são algumas das consideradas manobras perigosas. Esse tipo de atitude coloca em risco a segurança do ciclista e de pedestres próximos.

4#: Não transite com carga excessiva

Toda bicicleta tem suas especificações de peso máximo. Quando for carregar alguma carga, lembre-se de não ultrapassar o limite permitido pelo fabricante/orgão responsável.

Conclusão

Citamos apenas alguns direitos e deveres que os ciclistas tem e deve impor nos dias de hoje. Mas calma, existe muito mais a ser estudado, como manda o Código de Trânsito Brasileiro. Por isso, para não correr qualquer risco de infração, consulte-o antes.

Fonte: Guia de Direitos

Compartilhe essa publicação:

Comentários