5 acessórios que não podem faltar na sua bicicleta

Sabemos que andar de bicicleta é tudo de bom, e muitas vezes usamos ela como meio de transporte no nosso dia a dia. Porém, não sabemos quais riscos a falta de acessórios pode nos trazer. Por esse motivo, fizemos uma lista de 5 acessórios indispensáveis, que não podem faltar na sua bicicleta.

Capacete

Capacete para bicicleta

Sem sombra de dúvidas, o acessório principal para todo ciclista. Entendemos que não é um acessório da bicicleta em particular, e sim do ciclista. Porém, ressaltamos a importância desse item na hora da pedalada.

O uso do capacete não é obrigatório de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), mas sabemos que é irresponsabilidade não usá-lo. O capacete é o responsável por lhe auxiliar em algum acidente, seja ele básico ou grave, e assim consegue proteger sua integridade física.

Já escutamos histórias de pessoas dizendo que só estão vivas hoje graças a proteção do capacete, por isso, não se esqueça de usá-lo quando sair para pedalar.

Sinalização

Sinalizador para bicicleta

A sinalização tem a função de alertar os outros motoristas. É dito no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que os sinalizadores noturnos devem estar na traseira e dianteira, aos lados e nos pedais. Lembrando que os sinalizadores podem piscar ou não (contando que sejam refletores).

Mas, sabendo como andam os dias de hoje, é sempre bom reforçar a segurança e usar mais sinalizadores, como é o caso das roupas especiais (manguitos, calças, jaquetas, tênis e outros). Segurança nunca é demais.

Farol

Farol para bicicleta

Usado principalmente em pedais noturnos, o farol cabe como um acessório principal na sua bicicleta. Ele tem a função de auxiliar na iluminação da estrada, mostrando o melhor caminho para passar com a bike, sem correr muitos riscos de acidente, principalmente quando a estrada é de pedra ou contém muitos buracos.

Caso for sair a noite fazer uma trilha com sua bicicleta, não esqueça do seu farol, ou alguma coisa pode sair dos planos.

Garrafa de água

Garrafa de água para bicicleta

Pedalar gasta muita energia, e a maioria das vezes acabamos suando bastante. E como sabemos, nada melhor para hidratar o corpo do que água.

Hoje em dia, algumas bicicleta já vem com o suporte para as garrafas de água, facilitando todo o processo. Mas, caso a sua ainda não tenha, providencie uma, é muito importante para a saúde do ciclista se manter hidratado durante um pedal.

Lembrando que, algumas bicicletas já oferecem suporte para até 3 garrafas de água, eu sei, parece loucura, mas não é. Quando o pedal é muito extenso, sem muitas paradas (o que acontece em provas e eventos) é sempre bom garantir e levar mais que uma garrafa de água.

Kit Urgência

Kit de Segurança

É sempre andar prevenido, nunca sabemos o que pode acontecer durante o pedal. Pensando nisso, sempre indicamos andar com um kit segurança na bicicleta.

O Kit segurança é composto por itens e ferramentas que irão lhe auxiliar quando acontecer algum imprevisto. O kit é composto basicamente por: Camara de ar, remendos, ferramentas, bomba de ar e outros. Alguns itens, como as ferramentas, conseguimos encontrar juntos, num kit separado. O resto é só comprar avulso e colocar numa mochila ou pochete.

E você, leitor e ciclista, já possui esses acessórios? O que achou deles? É realmente necessário ter todos eles? Comente aqui em baixo, vamos discutir sobre.

Até uma próxima!

Artigos Relacionados
Cidade italiana faz da bicicleta um exemplo de mobilidade urbana
Cidade italiana faz da bicicleta um exemplo de mobilidade urbana
O que é um Bike Fit de verdade?
O que é um bike fit de verdade?
Como usar corretamente o capacete